Em 2008, o Congresso Nacional aprovou a Lei nº 11.705 (de 19/06/2008), sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que já punia motoristas e motociclistas pegos dirigindo sob o efeito de álcool e drogas lícitas ou não. Em 2012, por meio da Lei nº 12.760, de 2012, a chamada ‘Lei Seca’, condutores passaram a ser penalizados com mais rigor, com a elevação das multas e a perda de habilitação. A fiscalização também passou a contar com uma campanha específica, que visa – simultâneamente – inibir e conscientizar os condutores de veículos motorizados sobre os riscos de dirigir alcoolizado. Esse recrudescimento levou a “tolerância zero” para o consumo de álcool, com punição para quem tivesse consumido qualquer quantidade de bebida alcóolica, se parado em uma das blitzes que ocorrem nas principais cidades do país e os etilômetros (os populares ‘bafômetros’) – medidores de concentração de bebida alcoólica a partir do ar exalado dos pulmões – indicassem o consumo de até duas taças de vinho, por exemplo.
Série Álcool e trânsito: multas ajudam na prevenção de acidentes
- Post publicado:18 de abril de 2024